
Resumidamente entende-se por competência da Vigilância Ambiental o monitoramento e o controle de uma variedade de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente, visando a eliminar ou a reduzir a exposição humana a fatores prejudiciais à saúde.Contudo, a Vigilância Ambiental não está somente incubida do combate à dengue, embora seja seu carro-chefe.
Sendo assim, a Vigilância Ambiental de Anchieta dispõe de variados programas específicos para atingir esse objetivo. Conheça-os a seguir:
PESMS- Consiste em um conjunto de ações e atividades com o objetivo de comunicar e sensibilizar a população sobre aspectos importantes de promoção e valorização da saúde.
PIT- Programa de Investigação de Triatomíneos. Visita às ESF’s e domicílios a procura de barbeiros para investigação da presença ou não do protozoário causador da doença de chagas.
PRAGAS URBANAS- A Vigilância Ambiental tem a competência de auxiliar e orientar a população ,continuamente, no combate de animais que oferecem riscos à saúde humana na área urbana, através do “Programa Pragas Urbanas.” O QUE É PRAGA URBANA? São animais “indesejados” que se reproduzem na área urbana,de forma desordenada e/ou descontrolada que transmite doenças ao homem.
PIM- Programa de investigação da malária. Programa de coleta de dados e investigação da ocorrência de malária. Visita ao Posto de Identificação, ESF e averiguação de informação de casos que são armazenados em uma maleta específica para uso do programa.
VIGISOLO- Programa implatado no Es em 2006, que visa identificar áreas com potencial de contaminação. Assistência específica em saúde à população potencialmente exposta a solo contaminado.
VIGIÁGUA- Monitoramento da qualidade da água utilizada para consumo humano.
Caso a população identifique a necessidade da implementação de um desses programas, entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Anchieta,sob a responsabilidade do biólogo Gabriel Pitanga, pelo número: 28-3536-3797.
Gostei muito da diversidade dos programas que a vigilância possui e também a preocupação dela em si de orientar a população.
ResponderExcluir